quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

DIVÃ DAS PALAVRAS # AUTORA VÂNIA FREIRE



ENTREVISTA - AUTORA VÂNIA FREIRE


Uma nova safra de escritores nacionais. Vânia Freire está na frente deste pelotão da Literatura Nacional, suas obras na plataforma wattpad vem semeando inúmeras leituras. Acredito em quem um futuro próximo, veremos esse ser criar sua liturgia literária. Eu já adianto que sou um leitor assíduo dos seus escritos.



BIOGRAFIA FEITA PELA PRÓPRIA AUTORA

Vânia Freire sou uma carioca, casada, mãe, advogada e extremamente apaixonada por livros. Não consigo me imaginar mais vivendo longe deles, apesar de ser bastante eclética em relação a leitura, minha maior paixão são os romances e por tanto amar eu resolvi me aventurar nesse mundo de faz de conta. Comecei a escrever no wattpad em 2015 minha primeira historia na plataforma teve mais de 794 mil visualizações. Em 2016 assinei contrato com a Editora Angel. Em breve minha primeira história será que é amor será lançada na Amazon e em físico. Atualmente tenho duas histórias em degustação no wattpad Será que é amor e Amor no seu olhar, e estou finalizando Será que é só desejo!



ENTREVISTA


Quando surgiu a vontade de escrever?

Acredito que essa vontade de escrever existe desde que comecei a ler romances, sempre imaginava finais diferentes nada historias que lia. E há um ano e oito meses me aventuro nesse mundo de faz de conta.


Há um método para se fazer literatura?

Eu acredito que cada autor tem sou modo de escrever. Eu particularmente uso a minha intuição aliada as muitas pesquisas sobre o tema eu quero abordar em uma historia.


Como vê a crítica ao seu trabalho?

Lido bem com criticas. Eu tenho a consciência que é impossível agradar a todos. Quando a crítica e construtiva ela pode ser muito edificante para o escritor. 


Você se isola para escrever como alguns escritores?

QNão. Eu necessito de estímulos externos, isso impulsiona a minha inspiração.


Você se identifica com algum dos seus personagens?

Não. Meus personagens são psicologicamente completamente diferentes de mim.


Qual ou quais os livros (de ficção ou não-ficção) que mais a marcaram?

Beleza Roubada - Amy Harmon, Belo Desastre – Jamie McGuire,  A hora da Estrela – Clarice Lispecto, O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde... A lista e enorme sou uma leitora voraz.


Quais autores são referência para o seu trabalho?

Não tenho uma referencia pré-estabelecida.


Fale um pouco sobre seus livros?

Será que é amor e a história de Fernando e Bianca. Esse livro faz parte de uma trilogia em que cada livro será contado à história de um casal.
Será que é amor, Fernando não acredita no amor, nem quer se apaixonar. Está acostumado com as mulheres caindo aos seus pés, e fazendo todas as suas vontades... Até conhecer Bianca... Uma mulher fora dos padrões pré-estabelecidos como perfeitos E, no entanto completamente irresistível.

Será que é só desejo é a historia de Michele e Márcio, é uma historia que fala de adoção, preconceito, racismo e principalmente amor. E uma comedia romântica.

Amor no seu olhar é a historia de Cristina e Maurício, ele esperou dez anos para finalmente ter a mulher amada e ela passou dez anos em um casamento aonde a agressão psicológica se fazia presente. E uma história que fala sobre superação e principalmente Amor.


De onde veio à ideia para seu livro?

Eu queria escrever algo diferente dos romances sobre mulheres acima do peso, Não queria que virasse modelo ou fosse uma virgem e indefesa. E comecei criar uma personagem independente tanto financeiramente quando emocionalmente e assim surgiu Bianca de Será que á amor.

Em Amor no seu olhar, minha inspiração veio de uma triste situação que presenciei em uma audiência. Uma cena de cinco muito me inspirou uma história de mais de 360 paginas.

Será que é só desejo e uma história que fala sobre adoção e racismo e principalmente amor.


Wattpad - porque escolheu esta plataforma para publicar seus livros?

A dois anos vi um publicação de uma história no Wattpad... três meses depois comecei a escrever minha primeira história. 


Sobre o resultado da sua obra no Wattpad, está gostando?

AMANDO! Minha primeira historia, Será que é amor teve mais de 794 mil visualizações, Amor no seu olhar mais de 160 mil visualizações, Será que é só desejo estou finalizando e até o momento tem mais 223 mi visualizações.


Quem você espera que seja seus leitores?

Tenho leitores de diversas idades, sexo e nacionalidade. E eu amo essa diversidade. 


Possui projetos para outros livros?

Vários! Meu primeiro livro será que é amor, Será lançado pela Editora Angel no Amazon e em físico,  irei fazer o lançamento de Será que é só desejo e Amor no seu olhar na Bienal do Rj. Estou terminando de escrever Será que é só paixão, e o conto Maria quer casar para começar a posta-lo no wattpad. E para o final de 2017 tem mais dois projetos.


Mande um recado para seus leitores e futuros escritores!

Primeiramente eu gostaria de agradecer, por cada voto e pelas lindas e emocionantes mensagens. Muito obrigada a cada um que dedicou um pouco do seu tempo para ler minhas histórias, meus sonhos. Aos futuros escritores eu desejo que nunca desista dos seus sonhos e acreditem no seu potencial.


CONHEÇA A AUTORA EM SUA REDES


WATTPAD:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: