sexta-feira, 17 de março de 2017

Personalidade


Ter um estudo mais amplo abordando e associando outras linhas de estudo. A personalidade fica mais fixa... É imutável, o que muda são os traços e as características que nos formam indivíduos únicos.

Cada linha de estudo mostra um significado diversificado sobre a personalidade, isto ocorre pelo contexto em que cada um se encontra suas experiências e como foram absorvidas, as respostas que obtinha pelos seus estudos sem limitação, tendo um olhar mais amplo.
Quando falamos de personalidade, sempre inclui os traços e as características, sendo que os traços são imutáveis ao contrário das características que são moldadas de acordo com nossas vivencias.

Horney na Teoria Sociopsicanalítica foca na cultura, não na genética... as diferenças entre homens e mulheres, mas sim a interação entre indivíduos.

O foco nas condições sociais e culturais, necessidades de amor e afeto, quando não proporcionado adequadamente à pessoa torna-se neurótica e desenvolve hostilidade básica e ansiedade básica.

A cultura baseia-se na competição entre indivíduos, todos são adversários potenciais de todos.

Necessidade de amor e afeto por colocar o sujeito em uma situação desagradável, tendo assim que manter-se sempre em alerta e se policiar constantemente.
Uma baixa auto estima faz com que o individuo se torne passivo, a ânsia e carência de amor e afeto, em relacionamentos, seja qual for. Faz com que ele se deixe em segundo plano para não perder o que lhe proporciona uma sensação de preenchimento.

Quando não há preenchimento de carência pode causar uma ansiedade, manias ou encontrar uma forma de um prazer momentâneo, como por exemplo, comer.

A ansiedade básica quando a criança não consegue se expressar com os pais, não consegue lidar com os problemas, as exigências do cotidiano... Assim se torna um individuo neurótico e vai usando o mesmo mecanismo nas mesmas situações.

A criança cria uma hostilidade para com os pais, mas ela reprimi isso para si, onde surge a ansiedade... Onde pode encarar de forma saudável ou neurótica.
Hostilidade vem de um ambiente que não contribuem para o desenvolvimento da criança, de acordo com Horney.


Auto-imagem idealizada – Causa conflitos por ela viver cada vez mais distante da realidade e se empenha em algo que o próprio individuo idealizou. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário